
Em face dos últimos acontecimentos em Brasília na tarde do domingo, dia 8 de janeiro de 2023, quando baderneiros, criminosos e terroristas, provocaram atos inaceitáveis de vandalismo e destruição nos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal, no propósito de se manifestarem contra a livre, confiável e democrática eleição do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, como batistas e defensores dos princípios que a nossa denominação salvaguarda desde o século XVII, afirmamos com eloquência:
1. A certeza de que a ordem democrática, alicerçada pela liberdade religiosa e a separação entre Igreja e Estado, é o sistema político que mais respeita a dignidade humana, o voto popular e a verdadeira liberdade de expressão.
2. A consciência de que a democracia brasileira, nos últimos quatro anos, foi sistematicamente atacada pelo ex-presidente brasileiro e vários dos seus apoiadores, bem como as instituições democráticas foram continuadamente fragilizadas por discursos e acusações sem comprovação, fazendo com que os atos criminosos de domingo fossem uma consequência natural dessas provocações anteriores.
3. Nosso repúdio aos atos criminosos que presenciamos hoje, nessa manifestação violenta e irresponsável, que insultaram a pátria, desonraram a bandeira, depredaram o patrimônio nacional e ameaçaram a democracia brasileira com evidentes intuitos golpistas.
4. A fé cristã e os princípios batistas se baseiam nos valores do amor e da misericórdia, no respeito à dignidade humana e na defesa da justiça social, sendo que amar e respeitar a Palavra de Deus como regra de fé não concede espaço (muito menos em nome de Deus) para manifestações do porte que testemunhamos no domingo.
5. A expectativa de que os responsáveis pelos atos criminosos de domingo, seus financiadores e participantes sejam responsabilizados e devidamente punidos, ao tempo em que os valores democráticos sejam verdadeiramente defendidos e preservados.
MOVIMENTO BATISTAS POR PRINCÍPIOS.
